Governo federal cria emprestimo especial com taxa de juros de 3,75% para pagamento da folha salarial
Seguindo nos esforços de criar mecanismos para minimizar os efeitos do Coronavírus, o governo federal criou uma linha de emprestimo com taxa de 3,75% para o pagamento da folha salarial, para pagamento em até 36 parcelas com carência de 6 meses.
O empréstimo será concedido pelos banco privados que aderirem ao programa do governo, e poderão ser requeridos pelas empresas até 30/06/2020
Além do emprestimo não poder ser utilizado para outra finalidade que não a folha salarial, ele também destina-se ao valor correspondente a 2 meses de folha de salário, com o limite de 2 salários mínimos por funcionário, ou seja, o momento a ser liberado será de até 2 salários mínimos por funcionário multiplicados pelo número de empregados.
O empréstimo será fornecido pelos bancos privados. O governo fornecerá 85% do total do valor a ser emprestado e o branco privado participante fornecerá os outros 15%.
O gerenciamento e cobrança do empréstimo ficará a cargo do banco privado, que deverá adotar os mesmos critérios para a concessão de empréstimos que habitualmente utiliza, inclusive com a consulta a órgãos de proteção de crédito mas dispensadas a apresentação das certidões normalmente exigidas para a concessão de linhas de crédito disponibilizadas pela União (Certidão de Regularidade do FGTS, Certidão Negativa de Débito, Consulta no CADIN e comprovante de quitação eleitoral).
Os requisitos são os seguintes:
- a empresa deve ter obtido em 2019 receita bruta anual superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais);
- o valor total do empréstimo é limitado a 2 salários mínimos por empregado;
- não poderá haver despedida durante 60 dias após a liberação da última parcela;
Você ainda pode acessar este post onde constam todas as opções disponíveis nesta crise.
Se você preferir, aqui neste link encontra-se um PDF didático para você compreender melhor e poder compartilhar.
Lembramos que, conforme os Termos de Uso do nosso site, este material é meramente informativo, apresentado de forma resumida para fins didáticos, não constituindo-se como uma orientação jurídica, a qual deverá ser buscada junto com advogados.
Devido à confusão provocada por conta do coronavirus, trazendo muitas dúvidas sobre as opções trabalhistas, estamos nos disponibilizando de forma excepcional no esclarecimento de dúvidas à população. Assim, acaso prefira, envie-nos uma mensagem no formulário abaixo ou envie um email para [email protected].
[contact-form-7 id=”1356″ title=”Formulário para post”]