PLR mensal sem encargos: Uma alternativa à oneração da folha de pagamento
Resumo: O presente artigo aborda a possibilidade de pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR) de forma mensal mas sem a incidência de encargos, como forma de neutralizar a reoneração da folha de pagamento pretendida pelo governo federal, ou mesmo, neutralizar os encargos para aqueles setores que sempre estiveram onerados.
Com as recentes movimentações do governo federal para revogar a desoneração da folha de pagamento das empresas, surge um novo desafio para o setor produtivo: como neutralizar essa oneração adicional?
Mais do que isso: e se fosse possível neutralizar esta oneração e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, a motivação dos colaboradores e reter talentos?
A resposta pode estar em uma estratégia ousada e inovadora: a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de forma mensal e sem encargos.
Historicamente, a PLR sempre esteve sujeita a certas restrições, como o limite de pagamento máximo de duas vezes ao ano, conforme estabelecido pela Lei 10.101 de 2000. Isso acabou limitando seu potencial na relação empresa-colaborador. Tanto é assim que a PLR, na maioria das vezes, acaba sendo um aspecto secundário da relação de emprego, assumindo maior relevância o salário mensal e o plano de saúde, por exemplo.
Com a Reforma Trabalhista, a PLR ganha novos contornos, podendo ser implementada de forma mensal e isenta de encargos, conforme previsto na nova legislação.
Essa flexibilidade proporcionada pela citada legislação não apenas permite neutralizar os encargos sobre a folha de pagamento, mas também abre caminho para um aumento substancial dos lucros da empresa (já que os tributos sobre a folha são da ordem de 40% – uma substancial economia), o que tende a ser neutralizado pela estratégia ora sugerida, além de potencializar a produtividade e reter talentos.
Em outras palavras, ao reduzir os encargos sobre a folha de pagamento e simultaneamente aumentar a produtividade, a empresa poderá, em última análise, reduzir o preço do produto final para os consumidores, ganhando mercado e se destacando dos concorrentes.
Além disso, é possível migrar do sistema antigo (salário + encargos) para o novo sistema (salário + PLR sem encargos).
Diante desse contexto, a implementação da PLR mensal sem encargos surge como um planejamento estratégico inteligente para neutralizar a reoneração da folha de pagamento e, ao mesmo tempo, aumentar a remuneração dos funcionários, a produtividade das operações e a retenção de talentos.
Estamos diante de uma oportunidade única porque ele é inovadora, ainda não percebida pelas empresas.
A empresa que sair na frente em sua implementação poderá, além dos benefícios já expostos, também, em ultima análise, reduzir o custo do seu produto final perante o consumidor, fazendo com que ela saia na frente dos seus concorrentes e ganhe mercado em um momento chave.
Convidamos você a explorar essa possibilidade e descobrir como a PLR mensal sem encargos pode impulsionar os resultados da sua empresa de forma exponencial.
Para maiores informações, entre em contato conosco.